Fraquinho...

Havia muitos adjectivos para classificar este blog mas o que me vem mais há cabeça é FRAQUINHO!!

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Quem sou EU?


O nome Tiago deriva do latim Iacobus, que por sua vez é uma latinização do nome hebreu Ya'akov (יעקב) ou Jacó, que significa literalmente calcanhar.

De fato, sabe-se que Jacó teria nascido segurando o calcanhar de seu irmão gêmeo Esaú. O mesmo termo poderia também ter o sentido de suplantar, em alusão ao prato de lentilhas que toma Jacó em lugar de Esaú, quebrando um direito de primogenitura, pelo qual o prato corresponderia a seu irmão, nascido alguns minutos antes.

Tiago é, na verdade, uma corruptela da outra versão portuguesa de Ya'acov que é Iago. O nome Tiago surgiu da aglutinação de dois elementos Santo e Iago que produziu Santiago. Por sua vez, ao se separar novamente a palavra Santo, surgiu uma corruptela que depois viria a se tornar o nome Tiago.

No Brasil é também muito comum a versão Thiago, derivada de uma falsa etimologia que atribuía o 'th' de uma suposta origem grega iniciada com a letra θ.

Além de Jacó e Iago, o nome Tiago também tem outras versões como Diogo e Jaime.



Conclusão para mim é chato saber agora aos 23 anos que me chamo ou ya`akov ou jacó e que tenho um irmão chamado Esaú ao qual eu nasci agarrado ao calcanhar e como se não basta-se roubei logo a nascença um prato de lentilhas que a minha primogenitora tinha feito para o meu irmão Esaú.

Fiquei a saber também que já fui santo(Santiago)mas isto para mim não é assim tão novidade,porque lembro-me perfeitamente de perguntarem ha minha promogenitora"Entáo e o Tiago"?
Ao que a minha mãe respondia:"É um santo".

Mas também é chato saber que já tive no brasil mas disfarçado cm o TH(thiago) a dizer que era de origem grega.

Esta parte do Diogo e do Jaime não tenho nada a dizer não conheço nem nunca estive em nenhuma casa em Elvas.

Enfim...

Sem comentários: